DIG de Americana captura foragido de 77 anos condenado por homicídio de companheira idosa em Barretos

Crime ocorreu em 2019 como tentativa de feminicídio, mas vítima morreu após dias internada e caso foi enquadrado como homicídio qualificado.

Homem era foragido da justiça de barreto com o crime constando como Homicídio. Imagem: Polícia Civil
10 / 100 Pontuação de SEO

Na manhã desta quarta-feira (23), a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana (SP) capturou um homem de 77 anos condenado por homicídio qualificado contra sua companheira idosa, no bairro Antônio Zanaga em Americana (SP).

A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Barretos. O homem, considerado foragido da Justiça, foi localizado em uma residência na Rua Benedito Calixto após diligências realizadas pelos investigadores da DIG. O condenado não ofereceu resistência, foi conduzido à delegacia para registro da ocorrência e, posteriormente, transferido para a cadeia pública de Sumaré, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário para o cumprimento da pena de 12 anos em regime fechado.


O CRIME: TENTATIVA DE FEMINICÍDIO POR POSSIVEL TRAIÇÃO

O crime que resultou na condenação aconteceu na tarde de 16 de setembro de 2019, na Rua Vinte e Dois, região central de Barretos (SP). Segundo o histórico policial da época, vizinhos acionaram a Polícia Militar após ouvirem gritos de socorro e sons de agressão vindos da casa da vítima. Ao tentarem intervir, perceberam que a residência estava trancada. O agressor fugiu do local deixando a porta destrancada. A vítima, uma mulher idosa, foi encontrada gravemente ferida com três perfurações por faca e socorrida por vizinhos.

Inicialmente, o caso foi registrado como tentativa de feminicídio, uma vez que a mulher estava viva, embora em estado grave. A motivação, conforme apurado, teria sido ciúmes e suspeitas infundadas de traição. Em seu interrogatório, o agressor confessou que golpeou a companheira com uma faca de cabo preto e lâmina de 16 cm, alegando ter visto a vítima rejeitar uma ligação de um homem.

Durante a prisão em flagrante, os policiais encontraram dentro do veículo do agressor a bolsa da vítima com todos os seus documentos e celular, levantando suspeitas de possível subtração de bens. O aparelho recebeu chamadas de familiares e conhecidos da mulher enquanto os policiais ainda estavam no local, confirmando a propriedade do objeto.

CONCLUSÃO

O portal tentou explicações por parte da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), sobre o mandado de prisão ser de Homicídio, não feminicídio caso a vítima posteriomente tenha vindo a óbito, pórem não tivemos retorno, nem encontramos respostas sobre a vítima.

Radium Seguros
Radium Seguros
M-Box
Landarini Massas

About the Author

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).