Samu realiza treinamento com vivência de urgência e emergência para equipes de São Pedro

Samu realiza treinamento com vivência de urgência e emergência para equipes de São PedroUm dos treinamentos teve 200 horas de duração (Foto: Prefeitura de São Pedro)

As equipes de enfermeiros e condutores que atuarão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em São Pedro (SP) já estão sendo treinados e capacitados pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu de Piracicaba (SP). São 200 horas de formação para os condutores socorristas e 140 horas para os enfermeiros socorristas.

Na terça-feira (4), o prefeito Thiago Silva fez uma visita ao grupo que participa do treinamento. Eles estavam na nova base descentralizada do Samu em São Pedro, que será inaugurada às 10h do próximo sábado, 8 de junho.

“Esse é mais um investimento importante na saúde que planejamos para garantir acesso da população a serviços de saúde de qualidade”, disse o prefeito, que também parabenizou a equipe pelo desempenho.

Enfermeiros e condutores participaram do treinamento (Foto: Prefeitura de São Pedro)

Em São Pedro, esses profissionais vão se revezar em dois plantões, garantindo à população atendimento pré-hospitalar de 24 horas por dia ao longo dos 365 dias do ano.

De acordo com a responsável técnica da UPA de São Pedro, Elaine Danova, todos esses enfermeiros e condutores passaram por um rigoroso processo seletivo. “Alguns já possuem vivência em procedimentos de urgência e emergência, alguns com UTI neonatal, como bombeiro civil ou no transporte de ambulância” disse a técnica.

Até o momento, os enfermeiros e condutores já passaram por várias palestras com psicólogos, profissionais de recursos humanos, aulas de segurança do trabalho. Isso inclui o treinamento e capacitação em situações simuladas e reais de salvamento de pacientes em situação grave por meio de viatura de suporte avançado, mobilizações, orientações, suporte básico de vida, protocolo das ações específicas para atendimento em parada cardíaca.

Além disso, houve um simulado de atendimento de múltiplas vítimas, elaborado em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Piracicaba e com o Samu do município.

Simulado de atendimento de múltiplas vítimas (Foto: Prefeitura de São Pedro)

Proteção Reforçada

À exceção de Piracicaba, São Pedro passa a ser o primeiro dos 11 municípios da Comissão Intergestores Regionais (CIR) da Região Metropolitana de Piracicaba a contar com uma base descentralizada do Samu.

A CIR é um colegiado por meio do qual os gestores de saúde definem as necessidades de cada cidade, pactuando e deliberando sobre a política do setor na região.

Para o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, Leandro Carneiro Sanches, ter o Samu na cidade é um marco importante porque, além do ganho na logística, agiliza o tempo de resposta nos casos de urgência e emergência, aprimorando o atendimento primário, fundamental para a correta avaliação da condição na qual o paciente se encontra, além do nível de seus ferimentos e da gravidade do quadro médico.

Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba, em primeira mão, todas as notícias exclusivas. Clique neste link e siga o nosso canal.

Radium Seguros
M-Box
Landarini Massas

About the Author

Patrícia di Sanctis
Jornalista pós-graduada em Literatura e Outras Linguagens Artísticas pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) Atua no site Policial Padrão desde 2016