Licenciamento 2025 começa em 1º de julho para veículos com placas finais 1 e 2 em São Paulo

Quem não regularizar o documento pode ter o veículo recolhido e encaminhado ao pátio, com liberação online via sistema LIVE.

FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/AGÊNCIA BRASI

Na próxima terça-feira (1º), tem início o calendário oficial de licenciamento de veículos de 2025 em todo o estado de São Paulo. Os primeiros a serem obrigados a regularizar a documentação são os veículos com placas de final 1 e 2, que devem quitar o débito até o final de julho. Em agosto, será a vez dos veículos com placas de final 3 e 4, seguindo a sequência até dezembro.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), cerca de 8,5 milhões de veículos já foram licenciados de forma antecipada até o fim de maio. A estimativa é de que aproximadamente 21 milhões de automóveis, motos, caminhonetes e demais veículos sejam licenciados ao longo do ano. A taxa em 2025 será de R$ 167,74.

Para realizar o licenciamento, o proprietário deve estar com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e eventuais multas de trânsito quitadas. O não pagamento impede a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e pode resultar no recolhimento do veículo em caso de abordagem.

Caso o veículo seja removido ao pátio por falta de licenciamento, a liberação pode ser feita de forma digital pelo sistema LIVE (Liberação Instantânea de Veículos), disponível no site do Detran-SP. O serviço permite que o proprietário regularize as pendências e receba, diretamente no celular, o ofício digital de liberação.

Confira o calendário oficial de licenciamento 2025 para veículos registrados em São Paulo:

Veículos de passeio, motos e similares:

  • Julho: finais 1 e 2
  • Agosto: finais 3 e 4
  • Setembro: finais 5 e 6
  • Outubro: finais 7 e 8
  • Novembro: final 9
  • Dezembro: final 0

Caminhões e caminhões-tratores:

  • Setembro: finais 1 e 2
  • Outubro: finais 3, 4 e 5
  • Novembro: finais 6, 7 e 8
  • Dezembro: finais 9 e 0

O Detran-SP é o maior órgão executivo de trânsito do Brasil e responde por 28% da frota nacional. A autarquia já digitalizou 76 dos 109 serviços oferecidos, incluindo o licenciamento, visando maior agilidade e comodidade para a população.

Radium Seguros
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).