PM inicia operação com 7,8 mil policiais para coibir vandalismo em ônibus em todo o estado de SP

Ação conta com apoio da Rocam e unidades especializadas, e segue até o final de julho.

Na manhã desta quinta-feira (3), a Polícia Militar (PM) deu início a uma operação especial para reforçar a segurança em corredores, terminais e garagens de ônibus em todo o estado de São Paulo. A medida foi tomada após uma sequência de ataques e atos de vandalismo contra o transporte coletivo registrados nos últimos dias.

Com previsão de duração até 31 de julho, a operação mobiliza cerca de 7,8 mil policiais e 3,6 mil viaturas, que estão distribuídos em pontos estratégicos definidos por meio de mapeamento e análise criminal das áreas com maior índice de ocorrências. A ação também conta com o apoio da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e outras unidades especializadas da PM.

Segundo o coronel Carlos Henrique, que coordena a operação, o foco principal é a prevenção, mas há pronta capacidade de repressão caso novas ações criminosas ocorram. “Nós iniciamos a operação através de mapeamento e análise criminal dos locais de maiores incidência, então nós começamos a alocar os ativos operacionais das várias modalidades de policiamento justamente para isso”, explicou.

Paralelamente às ações da PM, a Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), segue investigando os episódios de depredação. A Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber) também atua no caso, monitorando redes sociais e plataformas digitais em busca de possíveis articulações criminosas online.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) mantém diálogo direto com empresas de transporte coletivo, visando o acompanhamento em tempo real e a definição conjunta de estratégias para enfrentar os ataques.

Radium Seguros
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).