DIG de Americana prende comerciante na capital por receptação qualificada de computadores furtados da Faculdade

Equipamentos foram encontrados desmontados e sem nota fiscal em loja de informática na Zona Leste de São Paulo.

Na manhã desta terça-feira (1), a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana (SP) prendeu um comerciante pela prática de receptação qualificada, no bairro São Mateus, Zona Leste da capital paulista.

A prisão é resultado de uma investigação que apura uma série de furtos de computadores ocorridos nas unidades da Faculdade Anhanguera nas cidades de Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste e Campinas. As apurações tiveram início após funcionários da instituição de ensino denunciarem que equipamentos semelhantes aos furtados estavam sendo anunciados em plataformas digitais como OLX e Facebook.

No último dia 26 de junho, a DIG identificou e deteve um comerciante da área central de Campinas, que confessou ter adquirido os computadores de um técnico em informática residente em Sumaré. No dia seguinte, 27 de junho, o técnico foi preso em posse de dois computadores e ferramentas utilizadas nos crimes, além de cerca de 60 plaquetas de identificação dos equipamentos furtados, localizadas em sua residência.

A partir dessas informações e com apoio de imagens de segurança das unidades, os policiais civis chegaram até o comerciante de São Mateus, que mantinha uma loja de informática na região. Em sua posse, foram encontradas dez CPU’s da marca Dell, modelo Mini, desmontadas, sem nota fiscal e com componentes separados, oriundas da unidade de Sumaré da Faculdade Anhanguera.

Imagens: Polícia Civil

O comerciante foi preso em flagrante e autuado por receptação qualificada, permanecendo à disposição da Justiça. A DIG prossegue com as investigações para identificar outros envolvidos e recuperar os demais equipamentos furtados.

A Polícia Civil destaca que a receptação para fins de revenda, além de configurar crime grave, contribui diretamente para a manutenção do mercado ilegal de produtos roubados ou furtados.

Radium Seguros
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).