GATE liberta criança mantida refém pelo próprio pai na zona leste de São Paulo

Na manhã desta sexta-feira (4), o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) libertou uma criança de 4 anos mantida refém pelo próprio pai em uma casa no bairro Jardim Sapopemba, na zona leste de São Paulo (SP). A equipe especializada foi acionada após o homem, de 37 anos, ameaçar familiares e se trancar com a filha e o namorado da sobrinha dentro da residência.

De acordo com o boletim de ocorrência, a situação começou durante a madrugada, quando o homem iniciou uma discussão com a ex-esposa por não aceitar o fim do relacionamento. Em um momento de violência, ele a enforcou e a ameaçou com uma faca. A mulher conseguiu escapar e se escondeu debaixo de um carro. A filha mais velha do casal e uma sobrinha também fugiram da casa.

No entanto, o homem impediu que a filha caçula, de 4 anos, e o namorado da sobrinha deixassem o local, mantendo ambos sob ameaça. Do lado de fora, a ex-esposa ouviu as ameaças e acionou a Polícia Militar.

Com a chegada do GATE, os policiais se posicionaram estrategicamente para impedir qualquer ação contra as vítimas. Um dos agentes iniciou o processo de negociação com o homem, que estava visivelmente alterado sob efeito de drogas e chegou a ameaçar tirar a própria vida.

Imagens: Polícia Militar / SSP.

Após diálogo tenso, o criminoso decidiu libertar as vítimas e se rendeu. Ele foi imediatamente encaminhado a um hospital, onde permanece internado sob escolta policial.

A criança e o jovem que estavam na casa foram resgatados sem ferimentos. O caso foi registrado como sequestro e cárcere privado, violência doméstica e tentativa de feminicídio na 8ª Delegacia de Defesa da Mulher, que determinou a prisão em flagrante do agressor.

Radium Seguros
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).