A BUSCA LIBIDINAL DO SER HUMANO

A palavra libido pode parecer um tanto que estranha para algumas pessoas, porém o sentido da palavra muitas vezes deturpada pela conotação sexual não é apenas o sentido natural da palavra, libido vem do latim, significando “anseio ou desejo”, e é exatamente sobre este anseio, este desejo que pretendo me referir.

O ser humano diferentemente das demais espécies apresenta um telencéfalo pensante, não que eu esteja dizendo que os animais não pensem, porém no mundo animal existe a limitação do pensar.

Neste momento de crise econômica em que as pessoas estão com muitas incertezas sobre o futuro e ansiosas pelo fim desta pandemia que gerou uma quarentena, para muitos parece não ter fim, nos gera questionamentos, qual é a sua busca libidinal neste momento? Qual é o seu anseio? Qual é o seu desejo?

Nós somos movidos por expectativas em nossa vida desde que tomamos consciência de nossa existência na terra como seres pensantes, alguns tem a expectativa de ter uma família se casar, outros querem ter sucesso no trabalho, sucesso financeiros.

Não importa qual seja a sua pulsão de vida o importante é que não nos desanimemos neste momento tão difíceis em que filhos e netos estão separados fisicamente. Porém existem alguns aprendizados nestes momentos de quarentena.

Podemos notar filhos conhecendo pais que só voltavam para a casa para dormir, esposas conversando mais com filhos e maridos, maridos aprendendo a cozinhar e ajudando suas esposas nos afazeres domésticos, enfim podemos tirar alguns acalentos dessa tragédia.

A busca libidinal do ser humano se traduz na busca dos desejos e funciona como se fosse uma mola propulsora para todos nós, podemos ver casos de suicídios que vem se tornando algo tão frequente na nossa sociedade.

O nosso cérebro funciona por recompensas ou se não dizer o prazer, o ser humano não pode deixar de sonhar, talvez a solução para tantas tragédias não seja algo tão simples de resolver?

Por exemplo se nós temos um sonho de comprar um carro do ano e lutamos para isso, economizamos e acabamos por fim a realizar este desejo, então encontramos o ápice da libido. Quando este libido foi satisfeito é natural o decaimento da sensação de prazer, então temos que nos reinventar e começar um novo sonho, um novo objetivo e nisso se configura à busca libidinal do ser humano.

Estudo nos demonstram que apenas 10% dos brasileiros têm objetivos na vida e objetivo leva ao sucesso, porém o sucesso é esporte para poucos, e não confundam sucesso com dinheiro, dinheiro é riqueza, sucesso é realização.

Devemos dar importância na vida para aquilo que realmente tem valor e isto é um fator subjetivo de cada um, mas podemos destacar 12 áreas na vida que realmente tem valor.

1. espiritualidade, 2. saúde e disposição, 3. desenvolvimento intelectual, 4. realização e propósito, 5. finanças, 6. contribuição social, 7. família, 8. relacionamentos, 9. vida social, 10. criatividade, 11. plenitude, 12 felicidade.

Procure mensurar estes setores na sua vida e viva feliz, pontue as áreas de sua vida atribuindo valores de 0 a 10 e veja o que você precisa mudar para ser feliz e sonhe e invista nesse ponto. Ao satisfazer um objetivo, dê sentido a outros, pois o ser humano precisa de propósito de vida.

Muito obrigado pela atenção e paciência e até em breve.

Radium Seguros
M-Box
Landarini Massas

About the Author

Josuel Constante
Josuel João Constante, Formado em Gestão Ambiental pela Universidade Paulista. Gestão em Segurança Pública pela ESSD. Graduando em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Graduando em Pós Graduação em Anatomia e Patologia Associada pela FAVENI.